quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Perspectivas e previsões para o mercado imobiliário em 2012

Com o início do próximo ano, a contagem regressiva para 2012 começa também no mercado, e para isso, pesquisas e estatísticas buscam previsões e perspectivas para a nova época que se aproxima, inclusive no mercado imobiliário, um dos setores mais importantes da economia.

Como será o comportamento do mercado imobiliário em 2012 e qual será o envolvimento do marketing para aquecer a movimentação financeira?

No caso da capital paulista, o aumento dos últimos anos nos imóveis foi a demanda que refletiu a onda de instabilidade nacional, com baixos índices de inflação, o que pode se repetir no próximo ano, porém com números mais baixos que os atuais, mais estabilizados.

A previsão para o mercado imobiliário, em um panorama geral, é que os preços continuem subindo, mas em ritmo mais desacelerado. Essa acomodação mostra que novos recordes de vendas não estão previstos. A crise internacional passada pode vir a respingar ainda no Brasil, o que pode causar inclusive uma pequena queda da construção civil para 2012.

Em Curitiba, o setor imobiliário mudou de panorama ainda mais: de 2003 para 2011 as moradias subiram 230%, com os apartamentos de um quarto correspondendo a 69% das opções de imóveis. A pesquisa Perfil Imobiliário, que avaliou o mercado na cidade, afirma que o aumento é devido a alta na renda da população e também das oportunidades de crédito disponíveis.

Já em Porto Alegre, os números animam o setor imobiliário. Em apenas um mês, a taxa de velocidade das vendas sobre as ofertas de imóveis novos no mercado foi de 16,30%. De acordo com o Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Sinduscon/RS, no mesmo mês do ano passado, a taxa foi de 10,31%, ou seja, a alta foi significante.

O panorama mostra que o mercado pode se considerar otimista e investir ainda mais em medidas de divulgação e fomentação de seus negócios. O marketing entra como aliado incondicional, já que é a partir dele que os consumidores tomam forma e conhecimento do que a oferta traz. Juntamente com um investimento forte em comunicação, é importante, porém, a tradução em pesquisas para verificar qual o tipo de público pode ser atingido e como esse mercado pode verter em ascensão no setor.

Os dados são favoráveis. Com a estratégia de marketing e pesquisa corretos, 2012 certamente será um ano promissor para o mercado imobiliário.

Fonte:Blog2Day

0 comentários:

Postar um comentário