segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pesquisa Revela que o Morador de Goiânia é Fiel ao Bairro Onde Vive


Segurança é a principal motivação para goianiense mudar de endereço.
Bueno, Jardim América e Eldorado estão entre os bairros favoritos.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO) divulgou, nesta sexta-feira (12), o resultado da pesquisa "Consumo de Imóveis: o que deseja o comprador?", realizada pelo Departamento de Prospecção e Pesquisa do Mercado Imobiliário (Depami), do Creci, em Goiânia. A pesquisa revelou que o goianiense é fiel ao setor onde vive.

Segundo o Creci, 401 pessoas, com idades entre 18 e 82 anos, foram ouvidas este ano sobre suas preferências acerca de imóveis. Os questionários foram aplicados em pontos estratégicos da capital.  Mais de 70% dos entrevistados estão satisfeitos com o local onde vivem e não desejam mudar de imóvel. Caso admitissem uma mudança de residência, quase a metade dos entrevistados revelou que optaria por permanecer no mesmo bairro.

Bairros preferidos
Em resposta espontânea, os entrevistados também apontaram os melhores bairros para morar em Goiânia. Os preferidos foram o setor Bueno, Jardim América, Marista, Eldorado, setor Oeste, Jardim Goiás, Parque Amazônia, Leste Universitário e Centro. Segundo o Creci, a percepção do público não é, necessariamente, idêntica aos setores mais valorizados.

Um comparativo com o último ranking dos setores com maior preço de metro quadrado (medido pelo Depami/Creci-GO) mostra que o Setor Bueno, por exemplo, que é o preferido dos consumidores, está em 5º lugar no ranking dos setores mais valorizados da cidade. Enquanto isto, o Eldorado, que está em 4º lugar na preferência dos entrevistados, possui metro quadrado na 23ª posição entre os bairros onde a verticalização está acontecendo na cidade.

(Região do Parque Vaca Brava)

Segurança
No grupo daqueles que manifestaram desejo por viver em um tipo de imóvel diferente - sair de uma casa para um apartamento ou para um condomínio horizontal - mais da metade, ou 53,85%, deseja mudar-se para um apartamento. A opção de ir para um condomínio horizontal foi a segunda mais apontada, com 35,04%. A segurança foi a alternativa mais indicada - com 52,14% - para se mudar o tipo da moradia. A opção que está a frente do conforto, do lazer e da privacidade.

A pesquisa constatou que a maioria dos goianienses que manifestaram desejo de mudar de residência já vive em imóvel próprio - 67,92% -, o que sugere ser bastante significativo o déficit qualitativo da capital. Em outras palavras, prevalece, em Goiânia, o grupo de quem está em busca de um novo imóvel para ter mais conforto ou para adaptar-se a uma nova fase de vida.

Em relação à amostra total, 18,95% dos entrevistados querem mudar de residência, embora já tenham casa própria. A busca por um segundo ou terceiro imóvel para comprar com a finalidade de moradia, segundo o Creci, é um movimento novo no Brasil. Segundo estudos, o índice é de apenas 1,8 vezes na vida, enquanto que nos países desenvolvidos esse índice chega a oito vezes.

Preço
Para quem compra o primeiro imóvel, em geral a maior preocupação é o preço do e o impacto no orçamento. Já quem está adquirindo mais um imóvel para mudar-se, a prioridade passa a ser o conforto.

Predomina em 57,61% entre os entrevistados a preferência por comprar um imóvel em lançamento imobiliário que comprar um imóvel usado - 11,72% - ou adquirir o terreno e construir por conta própria - 30,67%.


Fonte: G1, Humberta Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário